Livros Históricos (Teocracia)
Livros Históricos
Os doze livros históricos fazem um apanhamento da historia de Israel onde ela foi deixada no final de Deuteronômio. Esses livros descrevem as ocupações e o assentamento de Israel na terra prometida, a transição dos juízes a monarquia, a divisão e o declínio do reino, os cativos do reino do norte e do sul, e o regresso do remanescente.
Os livros históricos interpõem três divisões: (1) os livros teocráticos (Josué, Juízes e Rute); (2) os livros monárquicos (I e II Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas); (3) os livros da restauração (Esdras, Neemias e Ester).
Livros teocráticos.
Estes livros cobrem a conquista e o estabelecimento em Canaã e a vida durante o tempo dos Juízes. Durante esses anos (1405 0 1043 a.C.), Israel era uma nação governada por Deus (uma teocracia).
Josué
Autor: Josué Local: terra de Canaã
Tema: Vitoria data: 1405 – 1375 a.C.
Josué é o primeiro livro dos doze históricos, (Josué – Ester) formam um élo entre o Pentateuco e o resto da historia de Israel. Através de três campanhas militares, envolvendo mais de trinta exércitos inimigos, o povo de Israel aprende crucial lição sob a capaz liderança de Josué: a vitória vem por meio da fé em Deus e da obediência a Sua palavra, e não propriamente do poderio militar ou da superioridade numérica.
A primeira metade de Josué (caps. 1 – 12) descreve os sete anos de conquista da terra; a segunda metade (caps. 13 – 24) relata a partilha e assentamento da terra entre as doze tribos.
Conteúdo:
Após a morte de Moises, Josué assume a liderança do povo e entram na posse da terra de Canaã através de muitas lutas. Os habitantes de Canaã são inimigos hostis, idolatras pervertidos. Prostituição de ambos os sexos, sacrifícios de crianças e sincretismo religioso eram umas das regiões canaanitas. Estes canaanitas ocuparam a terra enquanto o povo esteve no Egito e no deserto. Todos os canaanitas deveriam ser desalojados e destruídos.
O livro de Josué descreve as diversas lutas pela conquista de Canaã pelos Israelitas. Também é descrito como foi feita a divisão da terra pelas doze tribos de Israel.
A primeira metade de Josué descreve os sete anos de conquista da terra prometida por meio da fé e da obediência no passado de Josué e do povo. Depois da sua preparação espiritual e física, os israelitas tomaram a terra em três campanhas: central, sul e norte. A última metade do livro detalha a partida da terra entre as doze tribos e termina com o desafio lançado por Josué ao povo.
Chaves para Josué.
Palavra chave: Conquista
Versículo chave: (1. 8; 11. 23)
Capitulo chave: (24)
Conquista.
Os primeiros cinco capítulos registram a preparação moral, espiritual, física e militar de Josué e do povo para a iminente conquista de Canaã. Deus dá a Josué a incumbência de completar a tarefa ameaçada por Moises (1.2). Depois de ser animado por Deus, Josué envia dois espias que voltam com um relatório favorável (em contraste com os espias da geração anterior). Obediência e fé se acham unidas na miraculosa atravessia do rio Jordão.
Assentamento.
(13. 8 – 24. 33)
Josué é bastante idoso, Deus o instrui a dividir a terra entre doze tribos. Muito resta a ser conquistado, e as tribos continuarão a conquista pela fé depois da morte de Josué. A alocação da terra pelas varias tribos é descrita (13. 8 – 21. 45), bem como as heranças de Calebe (14 – 15) e dos Levitas (21).
4ª Período
CONQUISTA.
Personagens principais: Josué Calebe Raabe Acã
Etapas da conquista.
Povos que habitavam esta terra: Cananeus, Heteus, Heveus, Farizeus, Girgazeus, Amorreusbos. elas doze descreve as diversas luo povo e Jebuzeus eram os povos que habitavam em Canaã. Estes povos nunca formam um império forte integrado. Mas numerosas cidades-estados controlavam tanto território quanto possível, com cidades bem fortificadas. Cada uma destas cidades tinha o seu rei. Todos estes povos deveriam ser totalmente destruídos.·. |
|
Vitorias Nos 7 anos de lutas houve a destruição de 31 cidades-estados. |
Desobediência. Nas muitas outras cidades-estados não foram destruídas por Josué, contrariado ao que Deus ordenara. |
Distribuição das terras. Depois da conquista da terra, ela foi distribuída entre as doze tribos de Israel (os filhos de Jacó).
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Transjordânia Duas tribos e meia (tribos de Gade, Rubem e meia de Manasses) ficam com a terra do oriente do rio Jordão, reinos estes vencido por Moises nos período final da peregrinação (Nu 32). |
Cidades de refugio Cidades de refugio foram selecionadas por toda extensão do país (Js 20. 1 – 9). Para estas cidades qualquer individuo poderia fugir para estar livre do vingador de sangue, no caso de ter-se ornado um homicida involuntário. Numero das cidades de refugio: 6, sendo 3 de cada lado do Jordão. Nu 35. 11 - 14. |
Tribo de Levi Esta tribo não recebeu parte na forma de território porque os levitas eram responsáveis pelos serviços religiosos por toda nação. As diversas tribos foram encarregadas de selecionar cidades para os levitas. Os levitas tiveram 48 cidades. Js 21. 41 Nu 35. 7 |
Quadro de Josué.
Foco |
Conquista de Canaã |
Estabelecimento de Canaã |
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1.1 13.7 |
13.8 24.33 |
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Divisões |
Preparação de Israel pra conquista |
Conquista de Canaã por Israel |
Assentamento a leste do Jordão |
Assentamento a oeste do Jordão |
Assentamento da comunidade religiosa |
Condição para o assentamento continuo. |
1.1 5.15 |
6.1 13.7 |
13.8 13.33 |
14.1 19. 51 |
20.1 21.45 |
22.1 24.33 |
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Tópicos |
Entrando em Canaã |
Conquistando Canaã |
Dividindo Canaã |
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Preparação |
Sujeição |
Posse |
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Local |
Rio Jordão |
Canaã |
2 tribos e meia – Oriente do Jordão 9 tribos e meia – Ocidente do Jordão. |
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Tempo |
c. 1 Mês |
c. 7 anos |
c. 18 anos |
Juízes
Autor: Samuel Local: Israel
Tema: Ciclos de falha data: 1375 - 1075 a.C.
O livro de Juízes esta em completo contraste com Josué. Ali um povo obediente conquistou a terra por meio da confiança no poder de Deus. Em Juízes, porém, um povo frequentemente desobediente e idolatra e frequentemente derrotado em virtude a sua rebelião contra Deus. Em sete ciclos distintos de pecado, Juízes mostra como a nação afastou-se da lei de Deus, e em lugar disso, “fizeram tudo que era reto diante de seus próprios olhos” (21. 25). Resultado: corrupção de dentro e opressão de fora. De tempos em tempos Deus suscita campeões militares para despedaçar o julgo de escravidão e restaurar a nação ao culto puro. Mas assim que o ciclo “de pecado” recomeça, a temperatura espiritual da nação imediatamente torna mais fria.
Conteúdo:
· Os acontecimentos desse livro cobrem turbulento período da historia de Israel da conquista da palestina ao inicio da monarquia.
· Durante esse período o povo viveu uma forte falta de liderança (nenhum líder sucedeu a Josué) e total dependência tribal e individual. Embora grande parte da terra tivesse sido conquistada sob a liderança de Josué, muitos bolsões de resistência cananitas tinham sidos deixados para que as tribos os destruíssem individualmente.
· Mas ao invés de destruí-los, o povo de Israel misturou-se e contaminou-se som os idolatras e o resultado da desobediência foram opressões dos inimigos e seguidos de cativeiros, que se intercalavam com período de arrependimento e clamor, quando, então, o Senhor lhes suscitava um [Juiz], um libertador militar e magistrado civil, para conduzi-los a caminhos corretos.
Chaves para Juízes:
Palavra chave: ciclos
Versículos chave: (2.20 – 21; 21. 25)
Capítulo chave: (2)
Cristo em Juízes – cada juiz é um salvador e um líder, um libertador espiritual e politico. Portanto, os juízes retratam o papel de Cristo como Salvador e Rei de seu povo. O livro também retrata a necessidade de um rei justo.
Incluindo I Samuel, dezessete juízes são conjuntamente mencionados. Alguns são lideres guerreiros (por exemplo, Otniel e Gideão); um é sacerdote (Eli); e um é profeta (Samuel). Isso oferece um quadro cumulativo dos três ofícios de Cristo, o qual sucedeu todos os seus predecessores no fato de que foi Profeta, Sacerdote e Rei máximo.
Contribuições a bíblia: juízes registra o fracasso da teocracia devido a falta de fé e obediência. Os Israelitas foram desleais ao seu divino Rei, e por isso acharam mais fácil seguir um rei terreno. Juízes põe em nítido contraste com Josué, observe no quadro.
Josué |
Juízes |
Liberdade |
Escravidão |
Progresso |
Declínio |
Conquista pela fé |
Derrota pela incredulidade |
“Nunca nos aconteça que deixemos o Senhor para servirmos outros deuses” (24. 16) |
“e os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos Baalins e a Astarote”. (21. 25) |
Israel serviu a Deus (24.31) |
Israel serviu a si próprio. (21.25) |
Israel conhecia a pessoa e o poder de Deus (24. 16 – 18. 31) |
Israel não conhecia nem a pessoa nem o poder de Deus. (2.10) |
Moralidade objetiva |
Moralidade subjetiva |
Pressão externa de Israel |
Israel desce em espiral |
Pecado julgado |
Pecado tolerado |
Fé e obediência |
Ausência de ambas. |
Os juízes são lideres militares e civis durante esse período de frouxa confederação. Treze são mencionados nesse livro, e mais quatro encontram em I Samuel (Eli, Samuel, Joel e Abias).
Ciclo |
Opressor |
Anos de opressão |
Libertador |
Anos de paz |
1 (3. 7 – 11) |
Mesopotâmicos |
8 |
Otniel (Judá) |
40 |
2 (3. 12 – 30) |
Moabitas |
18 |
Eúde (Benjamim) |
80 |
Parênteses (3. 31) |
Filisteus |
_ |
Sangar (desconhecido, talvez estrangeiro) |
_ |
3 (4. 1 – 5. 31) |
Cananeus |
20 |
Debora (Efraim) /Baraque |
40 |
4 (6. 1 – 8. 32) |
Midianitas |
7 |
Gideão (Manasses) também chamada de Jerubaal ou Jerubesete |
40 |
5 (8. 33 – 10. 5) |
Abimeleque |
3 |
Tola (Issacar) / Jair (Manassés) |
45 |
6 (10. 6 – 12. 15) |
Amonitas |
18 |
Jefté (Manasses) Ibsã (Judá ou Zebulom) Elom (Zebulom) Abdom (Efraim) |
6, 7, 10, 8 |
7 (13. 1 – 16. 31) |
Filisteus |
40 |
Sansão (Dã) |
20 |
A infidelidade de Israel para com Deus
O Deus de Israel |
Os deuses pagãos |
Domina a natureza |
Estão na natureza |
E um Deus pessoal que se revela na Sua Lei |
Costumam ser forças impessoais |
Mostra Seu poder pelos acontecimentos sobrenaturais ao longo da historia |
São obrigados a mostrar seus poderes na repetição cíclica das estações da natureza. |
Tira seu povo da escravidão física e espiritual, conduzindo-o a uma vida de fé e de paz. |
Mantem o sistema pagão acontecendo na sequencia das estações, sem qualquer proposito ou objetiva na historia. |
Os adoradores do Deus de Israel |
Os adoradores dos deuses pagãos |
Não podem manipular a vontade de Deus usando técnicas humanas |
Supostamente estimulados pela imitação e representação da fertilidade na terra. |
Devem obedecer a vontade de Deus revelada na sua Lei. |
Praticavam prostituição sagrada nos templos para garantir a fertilidade de pessoas, animais e terras. |
Recebem promessas de bênçãos e de prosperidade quando obedecem a Lei. |
Recebiam promessas de prosperidade em troca de participação nos rituais. |
Quadro de Juízes
Foco. |
Deterioração. |
Livramento. |
Depravação. |
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Divisões. |
1.1 3.4 |
3.5 16.31 |
17.1 21.25 |
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Fracasso de Israel em completar a conquista. |
Juízo divino para o fracasso |
Campanha do sul. |
Campanha do norte I. |
Campanha central. |
Campanha oriental. |
Campanha do norte II. |
Campanha ocidental. |
Pecado de idolatria. |
Pecado de imoralidade. |
Pecado de guerra civil. |
|
1.1 1.36 |
2.1 3.4 |
3.5 3.31 |
4.1 5.31 |
6.1 10.5 |
10.6 12.7 |
12.8 12.15 |
13.1 16.31 |
17.1 18.31 |
19.1 19.30 |
20.1 21.25 |
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Tópicos. |
Causas dos ciclos |
Cursos dos ciclos |
Condições nos ciclos |
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Vivência com os cananeus |
Guerra com os cananeus |
Vivência com os cananeus |
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local |
Canaã |
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tempo |
c. 350 anos |
Rute
Autor: Samuel (não provado) Local: Moabe e Belém
Tema: Amor fiel data: provavelmente no reinado de Davi’
“Rute” é o titulo hebraico deste livro, esse nome pode ser uma modificação moabita da palavra “reuit”, que significa (amizade ou associação). A Septuaginta intitula o livro “Ruth”, uma transliteração de “Routh”.
AUTORIA.
O autor de Rute não aparece em parte alguma do livro, nem é conhecido a luz de alguma outra passagem bíblica. A tradição talmúdica atribui o livro a Samuel, mas isso é improvável, uma vez que Davi aparece em Rute (4. 17, 22), e Samuel morreu antes da coroação de Davi (1Sm 25. 1). Rute provavelmente foi escrito no reinado de Davi, visto que o nome de Salomão não se acha incluso na genealogia. O anonimato do livro, contudo, nada diminui seu valor espiritual ou sua beleza literária.
Rute é um belo “interlúdio de amor” situado no período dos juízes em Israel – uma era marcada pela imoralidade, pela idolatria e pela guerra. Esta ardente historia de devoção e fidelidade registra a vida de Rute, uma viúva moabita que deixa sua pátria para viver com sua solitária sogra judia em Belém. Deus honra seu compromisso guiando-a ao campo de Boaz (um parente próximo), onde ela colhe grãos e onde ela eventualmente encontra um esposo! O livro se encerra com uma breve genealogia no qual o nome de Boaz e proeminente como o bisavô do rei Davi, através de quem adviria o Cristo.
Conteúdo:
· E a historia de uma família que vivia num tempo de desgraça total e foi transformada em graça familiar universal.
· Elimeleque e Noemi, num período de fome em Belém, mudam com seus filhos Malon e Quilion para Moabe. Morre Elimeleque, e Noemi, viúva, casa seus dois filhos com mulheres moabitas, Orfa e Rute.
· Após 10 anos, seus dois filhos também morrem e Noemi decide retornar para sua terra, oferecendo liberdade as noras. Orfa, com tristeza, se despede e fica em Moabe, mas Rute havia adotado Noemi como sua família e o Deus de Noemi como seu Deus. Retornam a Israel.
· Em Israel, Rute conhece Boaz, da família de Noemi, rico e possível resgatador, pela lei do levirato.
· Casam-se e são geradores de Obede, Jesse e Davi (por consequente também Jesus).
· Neste livro destaca-se a graça familiar pelo resgate de Boaz. Mas, também, a graça universal, pois Boaz é neto de prostituta cananita Raabe e Rute é moabita.
Chaves de Rute:
Palavra chave: Parente-Remidor
Versículo chave: (1.16; 3.11)
Capitulo chave: (4)
Cristo em Rute: o conceito “parente-remidor” ou goel (3.9 “parente próximo”) é um importante perfil da obra de Cristo.
O Goel deve:
1. Relacionar-se por sangue aqueles a que redime (Dt 25. 5, 7 – 10; Jo 1. 14; Rm 1. 3; Fp 2. 5 – 8; Hb 2 14 – 15).
2. Poder pagar o preço de redenção (Rt 2.1; 1 Pe 1. 18 – 19).
3. Estar disposto a redimir (Rt 3.11; Mt 20. 18; Jo 10. 15, 18; Hb 10. 7).
4. Ser ele mesmo livre (Cristo era livre da maldição do pecado). O termo goel, usado treze vezes neste pequeno livro, apresenta um claro quadro da obra de Cristo.
Rute entra em contraste com Juízes.
Rute |
Juízes |
Fidelidade, justiça, pureza. |
Imoralidade. |
Seguindo o verdadeiro Deus. |
Idolatria. |
Devoção. |
Declínio, vileza, deslealdade. |
Amor. |
Luxuria. |
Paz. |
Guerra. |
Bondade. |
Crueldade. |
A fé obediente atrai bênção. |
A desobediência atrai sofrimento. |
Luz espiritual. |
Trevas espirituais. |
Contribuição a bíblia:
1. Literária – Rute e o livro mais simples, porem profundo. E um dos maiores exemplos de amor e piedade filiais.
2. Histórica – Rute provê uma ponte entre Juízes e a monarquia (sua ultima palavra é “Davi”). Ilustra fidelidade em meio à infidelidade.
3. Doutrinaria – Rute alcança os gentios que estão fora do escopo da redenção.
4. Moral – Rute comunica sublimes ideais de integridade em questão parentescos e matrimonio.
Rute e um dos dois livros com nome de mulher:
Rute |
Ester |
Uma mulher gentia |
Uma mulher judia |
Viveu entre judeus |
Viveu entre os gentios |
Casou-se com um judeu da linhagem de Davi |
Casou-se com um gentio que governa um império |
Uma historia de fé e benção |
Uma historia de fé e benção |
E importante saber, que o amor de Rute é recompensado.
(Caps.: 3 – 4)
Boaz não apressa o casamento, então Noemi segue os costumes aceitos na época e solicita que Boaz exerça seu direito como parente-remidor. No capitulo 3, versículos 10 – 13, Boaz revela que não agiria ainda: ele e mais velho que Rute (talvez vinte anos mais velho), e não é o parente mais próximo. Deus recompensa o devotamento de Rute, dando-lhe Boaz como esposo e abençoando-a como filho, Obede, o avô de Davi.
Quadro de Rute:
Foco |
Amor de Rute demonstrado |
Amor de Rute Galardoado |
|||
Divisões |
1.1 2.23 |
3.1 4.22 |
|||
Decisão de Rute em permanecer com Noemi. |
Devotamento de Rute em cuidar de Noemi. |
Pedido de Rute a Boaz por redenção. |
Rute recompensada pela redenção de Boaz. |
||
1.1 1.18 |
1.19 2.23 |
3.1 3.18 |
4.1 4.22 |
||
Tópicos |
Rute e Noemi |
Rute e Boaz |
|||
Morte da família |
Rute cuida de Noemi |
Boaz cuida de Rute |
Nasce uma família |
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Local |
Moabe |
Campos em Belém |
Uma eira em Belém |
Belém |
|
Tempo |
c. 30 anos |
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5ª Período
Juízes.
Livros que compreendem esse período: Juízes e Rute
Causa Jz 2.10 |
Consequência Jz 21. 25 |
Ciclos de falha, a cansativa esteira dos juízes:
Os Juízes Do Antigo Testamento
NOME |
REFERENCIA |
IDENTIFICAÇÃO |
Otniel |
Jz 1.12,13;3.1 – 17 |
Conquistou uma cidade Cananeia |
Eúde |
Jz 3.12 – 30 |
Matou Eglom, rei de Moabe e derrotou os moabitas. |
Sangar |
Jz 3.31 |
Matou 600 filisteus com uma aguilhada de bois |
Debora |
Jz 4,5 |
Convenceu Baraque a liderar o exército na vitória contra a tropa de Sísera |
Gideão |
Jz 6,8 |
Liderou 300 homens na vitória contra 135.000 Midianitas |
Tola |
Jz 10.1,2 |
Julgou por 23 anos |
Jair |
Jz 10. 3 – 5 |
|
Jefté |
Jz 11.1 – 12. 7 |
Derrotou as Amonitas depois de fazer um voto ao Senhor |
Ibsã |
Jz 12. 8 – 10 |
Julgou por 7 anos |
Elom |
Jz 12. 11,12 |
Julgou por 10 anos |
Abdom |
Jz 12. 13 – 15 |
Julgou por 8 anos |
Sansão |
Jz 13 – 16 |
Matou 1000 filisteus com uma queixada de jumento, foi enganado por Dalila, destruiu um templo dos filisteus, julgou por 20 anos |
Samuel |
1 e 2 Samuel |
Foi o ultimo dos juízes e o primeiro dos profetas |