Restauração
Livros da Restauração.
Os últimos três livros descrevem o regresso de um remanescente dos judeus a pátria depois de setenta anos (605 – 536 a.C.) de cativeiro. Eles foram trazidos no período de 536 – 420 a.C. por Zorobabel, Esdras e Neemias.
Esdras
Autor: Esdras Local: Judá
Tema: construindo o templo data: 456 a 444 a.C.
Esdras da continuação a narração do antigo testamento de 2 Crônicas, demonstrando como Deus cumpria a promessa de fazer seu povo regressar a terra prometida depois de setenta anos no exilio. O “segundo Êxodo” de Israel, o da Babilônia, é menos impressionante que o da servidão egípcia, visto que só um remanescente decide partir. Esdras relata a historia de dois regressos da babilônia, a primeira liberada por Zorobabel para reconstruir o templo (1 – 6) e a segunda sob a liderança de Esdras para reconstruir a condição espiritual do povo (7 – 10). Encaixa entre esses dois relatos há uma lacuna de quase seis décadas durante a qual Ester vive e governa como rainha da Perícia.
Conteúdo:
· O império modo-pérsia vence e domina o império Babilônico e agora Ciro era o imperador.
· Decidido pela libertação do povo Judeu, Ciro os envia de volta junto seus objetos de culto do templo. Retornaram para Judá aproximadamente 50.000 judeus sob a liderança de Zorobabel.
· Chegando a Jerusalém iniciam a obra da reconstrução dom templo, lançando seus alicerces. Logo são molestados pelos seus inimigos e por isso as obras de reconstrução do templo, são interrompidas no ano 534 a. C. a pedido dos samaritanos e sob a ordem do imperador Cambises, sucessor de Ciro.
· A reconstrução do templo e retomada no ano 520 a.C., no reinado de Dario, o grande (sucessor de Cambises). Neste tempo a interrupção destaca-se no ministério profético de Ageu e Zacarias. Após 4 anos de obras, o templo foi terminado.
· Há um intervalo de aproximadamente 70 anos entre Esdras 6 e 7, depois só após este período e que Esdras resolve viajar para Palestina, com um segundo grupo de Judeus (457 a.C.).
· Esdras se entristece profundamente ao chegar em Jerusalém, pois encontrou o povo desanimado, voltando a idolatria e casando-se com mulheres pagãs. Esdras realiza, então, profundas reformas religiosas. Mandou que despedisses as mulheres hetéias e que os homens voltassem as mulheres dos casamentos de suas mocidades.
Chaves para Esdras:
Palavra chave: templo
Versículo chave: (1.3; 7.10)
Capitulo chave: (6)
Cristo em Esdras: Esdras revela o continuo cumprimento das promessas de Deus para manter vivos os descendentes de Davi. Zorobabel mesmo e parte da linhagem messiânica como neto de Jeconias (Joaquim, 1 Cr 3. 17 – 19; veja-se Mt 1. 12 – 13). Há uma nota positiva de esperança em Esdras e Neemias, por ter o remanescente regressado a terra prometida. Nesta terra, as promessas messiânicas cumprirão, porquanto se acham conectadas
Com lugares tais como Belém, Jerusalém e Sião. Cristo nascera em Belém (Mq 5. 2), não na Babilônia. O livro de Esdras como um todo também tipifica a obra de Cristo de perdão e restauração.
Calendário sagrado dos Judeus
Mês do ano sagrado |
Nome do Mês |
Equivalente Cananeu |
Equivalente Moderno |
Números de Dias |
Referencia |
1 |
Nisã |
Abibe (Êx 13. 4; 23. 15; 34. 18; Dt 16. 1) |
Março – abril |
30 |
Ne 2. 1; Et 3.7 |
2 |
Iar |
Zive (1 Rs 6. 1, 37) |
Abril – maio |
29 |
|
3 |
Sivã |
|
Maio – junho |
30 |
Et 8. 9 |
4 |
Tamuz |
|
Junho – julho |
29 |
|
5 |
Abe |
|
Julho – agosto |
30 |
|
6 |
Elul |
|
Agosto – setembro |
29 |
Ne 6. 15 |
7 |
Tisri |
Etanim (1 Rs 8. 2) |
Setembro – outubro |
30 |
|
8 |
Marquesvã |
Bul (1 Rs 6. 38) |
Outubro – novembro |
29 |
|
9 |
Quisleu |
|
Novembro – dezembro |
29 |
Ne 1.1; Zc 7. 1 |
10 |
Tebete |
|
Dezembro – janeiro |
29 |
Et 2. 16 |
11 |
Sabete |
|
Janeiro – fevereiro |
30 |
Zc 1. 7 |
12 |
Adar |
|
Fevereiro – março |
29 ou 30 |
Ed 6. 15; Et 3. 7, 13; 8. 12; 9. 1 |
Os meses hebraicos possuem alternadamente 30 e 29 dias. O ano hebraico, mais curto que o nosso, tinha 354 idas. Assim, a cada período de aproximadamente 3 anos (7 vezes em 19 anos), era acrescentado um mês adicional de 29 dias – Veadar – entre Adar e Nisã. O calendário civil – calendário oficial para os reis, nascimentos e contratos – era um pouco diferente do calendário sagrado.
Quadro de Esdras:
Foco |
Restauração do templo |
Reforma do povo |
||
1.1 6.22 |
7.1 10.44 |
|||
Divisões |
Primeiro regresso a Jerusalém |
Construção do templo |
Segundo regresso a Jerusalém |
Restauração dom povo |
1 1 2 70 |
3.1 6.22 |
7.1 8.36 |
9.1 10.44 |
|
Tópicos |
Zorobabel |
Esdras |
||
Primeiro regresso de 49.897 |
Segundo regresso de 1.754 |
|||
Local |
Pérsia a Jerusalém |
Pérsia a Jerusalém |
||
Tempo |
22 anos (538 – 516 a.C.) |
1 ano (458 – 457 a. C.) |
Neemias
Autor: Neemias Local: Judá
Tema: construindo muros data: 444 a 425a.C.
Neemias, contemporâneo de Esdras e copeiro do rei no palácio persa, lidera o ultimo grupo que regressa a Jerusalém depois do exilio babilônico. Sua preocupação pelo bem-estar de Jerusalém e de seus habitantes o inspira a assumir uma ação ousada. Obtido a permissão de voltar a sua casa, Neemias desafia seus patrícios a levantar-se e construir os muros arruinados de Jerusalém. A despeito da oposição dos de fora e abuso dos de dentro, a tarefa e completa em apenas cinquenta e dois dias – proeza que mesmo os inimigos de Israel tiveram de atribuir a capacidade divina. Por contraste, a tarefa de reavivar e reformar o povo de Deus dentro daqueles muros reconstruídos demanda anos da vida e liderança do piedoso Neemias.
Conteúdo.
· Neemias era copeiro de Artaxerxes. Neemias recebe noticias do estado calamitoso da cidade e de Jerusalém. Esdras estava na cidade a 13 anos, o templo já tinha sido construído, mas os muros ainda estavam derrubados e a cidade encontrava-se desoladas. O rei Artaxerxes não apenas permite a ida de Neemias para Jerusalém, como também o nomeia governador da cidade e lhe autoriza levar madeira para a construção.
· Chegando a Jerusalém, faz uma vistoria para avaliar o estado das muralhas. Logo incentivou o povo a reconstruí-las e mesmo sob severa oposição externa (Sambalá e Tobias) e interna (cansaço e desânimo do povo).
· Terminada esta obra, ele trabalha na organização da cidade, nomeando vários funcionários para o bem publico. Além disso reorganiza princípios morais e espirituais. Todo povo foi reunido diante da palavra de Deus, ministrada por Esdras e a leitura e explicação dos textos produziu quebrantamento, arrependimento e conversão.
· Doze anos depois, Neemias retorna a Babilônia.
· Neemias retorna com o 4º grupo de judeus da Babilônia para Jerusalém.
Chaves para Neemias:
Palavra chave: muros de Jerusalém
Versículo chave: (6.15 – 16; 8.8)
Capitulo chave: (9)
Cristo em Neemias: como Esdras, Neemias retrata Cristo em seu ministério de restauração. Neemias ilustra Cristo no fato de que ele renuncia uma elevada posição a fim de identificar-se com a condição de seu povo; ele vem com uma missão especifica e a cumpre; e sua vida e caracterizada pela dependência demonstrada pela oração.
Neste livro tudo é restaurado, com a exceção do rei. O templo e reedificado, Jerusalém é reconstruída, o pacto é renovado, e o povo é reformado. A linhagem messiânica fica intacta, mas o Rei ainda não veio. O decreto de Artaxerxes em seu vigésimo ano (2.1) marca o ponto inicial da profecia de Daniel acerca de setenta semanas (Dn 9. 25 – 27). “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém até o Ungido, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificara, mas em tempos angustiosos” (Dn 9. 25). O Messias vira no fia das sessenta semanas, e isto é exatamente cumprido em 33 d. C. (veremos isto em breve, quando estudarmos “Cristo em Daniel”).
Quadro de Neemias:
foco |
Reconstrução do muro |
Restauração do povo |
||
1.1 7.73 |
8.1 13.31 |
|||
Divisões |
Preparação para reconstruir o muro |
Reconstrução do muro |
Renovação do pacto |
Obediência ao pacto |
1.1 2.20 |
3.1 7.73 |
8.1 10.39 |
11.1 13.31 |
|
Tópicos |
Politica |
Espiritual |
||
Construção |
Instrução |
|||
Local |
Jerusalém |
|||
Tempo |
19 anos (444 – 425 a. C). |
Ester
Autor: Mordecai, Esdras ou Neemias Local: na Pércia.
Tema: A Providência de Deus data: 460 a.C.
A historia da vida de Ester se encaixa entre os capítulos 6 e 7 de Esdras, entre a primeira leva liderada por Zorobabel e a segunda liderada por Esdras que voltam. Fornece o único perfil bíblico da vasta maioria de Judeus que preferem permanecer na Pércia em vez de voltar à Palestina depois do exilio. A mão divina de providencia e proteção em seu favor de seu povo é evidente por todo o livro, ainda que Seu nome não apareça sequer uma vez. A trama de Hamã que traz grande ameaça aos judeus (1 – 4) é relatada pela coragem da bela Ester e pelo conselho de seu sábio tio, Mordecai, resultado em grande livramento (5 0 10). A festa de Purim se torna um memorial anual da fidelidade de Deus em favor de seu povo.
Conteúdo.
· A historia do livro de Ester começa com um grande banquete organizado pelo rei Assuero (Xerxes). Nesta grande festa, todos se embebedaram e o rei mandou chamar a bela rainha Vaste para alegrar a festa com sua beleza. A rainha, porem, negou-se a tal atitude. Este fato humilhou o rei diante dos príncipes e autoridades presentes, pelo que ele a depôs.
· Realizou-se, então, um “concurso de beleza” para escolher a mulher que iria substituir a rainha Vaste. Ester, uma judia, foi a escolhida e ela se tornou a rainha do poderoso império Persa.
· Neste tempo de coroação, seu primo Mordecai descobre uma conspiração contra o rei e levando isto ao conhecimento dele, muito sobe em seu conceito.
· Hamã, um agagita, foi escolhido por Assuero como vice-rei e ele ordenou que todo o povo, ao encontrar-se com ele, se prostrasse e o adorasse, o que Mordecai como rei não fazia. Tal atitude despertou ódio de Hamã contra Mordecai e contra os judeus, tendo planejado destruí-lo da face da terra.
· Hamã engana Assuero e consegue que este decrete a morte de todos os judeus de seu reino. Era fim aparente do povo judeu.
· Ester e convidada por Mordecai a conseguir diante do rei uma mudança em tudo isso, e ela corre o risco de, apresentando-se diante do rei sem ser chamada, sofrer pena semelhante a de Vasti. Ester arma uma boa estratégia para entregar o cruel Hamã nas mãos de Assuero (Et 5). Mordecai é honrado pelo rei que foi incomodado por Deus por fazê-lo e Hamã foi enforcado. Os judeus foram salvos pela providencia de Deus.
Chaves para Ester:
Palavra chave: Providência
Versículos chave: (4. 14; 8. 17)
Capitulo chave: (8)
Cristo em Ester: Ester, como Cristo, apresenta-se para morrer por seu povo, mas recebe a aprovação do rei. Ela também retrata a obra de Cristo como advogado em nosso favor. Este livro revela outra ameaça satânica para destruir o povo judeu e, dessa forma, a linhagem messiânica.
A festa de Purim |
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Nome |
Purim (heb. Pur, lit. ”a sorte”). |
Referencia |
Ester 9. 16 – 32 |
Época |
O decimo quarto dia de adar (fevereiro – março), para aqueles que viviam em vilas e cidades que não eram muradas, e o decimo quinto dia, para aqueles que viviam em cidades fortificadas. |
Propósitos |
1) Comemorar o livramento dos judeus do genocídio graças ao empenho de Ester. 2) Regozijar-se em conjunto e distribuir comida e presentes. |
Quadro de Ester:
Foco |
Ameaça aos judeus |
Triunfo dos judeus |
||
1.1 4.17 |
5.1 10.3 |
|||
Divisões |
Seleção de Ester como rainha. |
Formação da trama por Hamã. |
Triunfo de Mordecai por Hamã. |
Triunfo de Israel sobre seus inimigos. |
1.1 2.20 |
2.21 4.17 |
5.1 8.3 |
8.4 10.3 |
|
Tópicos |
Festas de Assuero. |
Festas de Assuero. |
Festas de Ester e Purim. |
Festas de Purim. |
Grave ameaça. |
Grande livramento. |
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Local. |
Pérsia. |
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Tempo. |
10 anos (483 – 473 a.C.) |