Restauração

02-02-2012 00:32

 

 

Livros da Restauração.

Os últimos três livros descrevem o regresso de um remanescente dos judeus a pátria depois de setenta anos (605 – 536 a.C.) de cativeiro. Eles foram trazidos no período de 536 – 420 a.C. por Zorobabel, Esdras e Neemias.

 

Esdras

Autor: Esdras                                                                                                                  Local: Judá

       Tema: construindo o templo                                                                                         data: 456 a 444 a.C.

Esdras da continuação a narração do antigo testamento de 2 Crônicas, demonstrando como Deus cumpria a promessa de fazer seu povo regressar a terra prometida depois de setenta anos no exilio. O “segundo Êxodo” de Israel, o da Babilônia, é menos impressionante que o da servidão egípcia, visto que só um remanescente decide partir. Esdras relata a historia de dois regressos da babilônia, a primeira liberada por Zorobabel para reconstruir o templo (1 – 6) e a segunda sob a liderança de Esdras para reconstruir a condição espiritual do povo (7 – 10). Encaixa entre esses dois relatos há uma lacuna de quase seis décadas durante a qual Ester vive e governa como rainha da Perícia.

Conteúdo:

·         O império modo-pérsia vence e domina o império Babilônico e agora Ciro era o imperador.

·         Decidido pela libertação do povo Judeu, Ciro os envia de volta junto seus objetos de culto do templo. Retornaram para Judá aproximadamente 50.000 judeus sob a liderança de Zorobabel.

·         Chegando a Jerusalém iniciam a obra da reconstrução dom templo, lançando seus alicerces. Logo são molestados pelos seus inimigos e por isso as obras de reconstrução do templo, são interrompidas no ano 534 a. C. a pedido dos samaritanos e sob a ordem do imperador Cambises, sucessor de Ciro.

·         A reconstrução do templo e retomada no ano 520 a.C., no reinado de Dario, o grande (sucessor de Cambises). Neste tempo a interrupção destaca-se no ministério profético de Ageu e Zacarias. Após 4 anos de obras, o templo foi terminado.

·         Há um intervalo de aproximadamente 70 anos entre Esdras 6 e 7, depois só após este período e que Esdras resolve viajar para Palestina, com um segundo grupo de Judeus (457 a.C.).

·         Esdras se entristece profundamente ao chegar em Jerusalém, pois encontrou o povo desanimado, voltando a idolatria e casando-se com mulheres pagãs. Esdras realiza, então, profundas reformas religiosas. Mandou que despedisses as mulheres hetéias e que os homens voltassem as mulheres dos casamentos de suas mocidades.

Chaves para Esdras:

Palavra chave: templo

Versículo chave: (1.3; 7.10)

Capitulo chave: (6)

                 Cristo em Esdras: Esdras revela o continuo cumprimento das promessas de Deus para manter vivos os descendentes de Davi. Zorobabel mesmo e parte da linhagem messiânica como neto de Jeconias (Joaquim, 1 Cr 3. 17 – 19; veja-se Mt 1. 12 – 13). Há uma nota positiva de esperança em Esdras e Neemias, por ter o remanescente regressado a terra prometida. Nesta terra, as promessas messiânicas cumprirão, porquanto se acham conectadas

Com lugares tais como Belém, Jerusalém e Sião. Cristo nascera em Belém (Mq 5. 2), não na Babilônia. O livro de Esdras como um todo também tipifica a obra de Cristo de perdão e restauração.

 

Calendário sagrado dos Judeus

Mês do ano sagrado

Nome do Mês

Equivalente Cananeu

Equivalente Moderno

Números de Dias

Referencia

1

Nisã

Abibe (Êx 13. 4; 23. 15; 34. 18; Dt 16. 1)

Março – abril

30

Ne 2. 1; Et 3.7

2

Iar

Zive (1 Rs 6. 1, 37)

Abril – maio

29

 

3

Sivã

 

Maio – junho

30

Et 8. 9

4

Tamuz

 

Junho – julho

29

 

5

Abe

 

Julho – agosto

30

 

6

Elul

 

Agosto – setembro

29

Ne 6. 15

7

Tisri

Etanim (1 Rs 8. 2)

Setembro – outubro

30

 

8

Marquesvã

Bul (1 Rs 6. 38)

Outubro – novembro

29

 

9

Quisleu

 

Novembro – dezembro

29

Ne 1.1; Zc 7. 1

10

Tebete

 

Dezembro – janeiro

29

Et 2. 16

11

Sabete

 

Janeiro – fevereiro

30

Zc 1. 7

12

Adar

 

Fevereiro – março

29 ou 30

Ed 6. 15; Et 3. 7, 13; 8. 12; 9. 1

 

Os meses hebraicos possuem alternadamente 30 e 29 dias. O ano hebraico, mais curto que o nosso, tinha 354 idas. Assim, a cada período de aproximadamente 3 anos (7 vezes em 19 anos), era acrescentado um mês adicional de 29 dias – Veadar – entre Adar e Nisã. O calendário civil – calendário oficial para os reis, nascimentos e contratos – era um pouco diferente do calendário sagrado.

 

 

 

 

 

 

 

Quadro de Esdras:

 

Foco

Restauração do templo

Reforma do povo

1.1                                                                              6.22

7.1                                                                                                       10.44

Divisões

Primeiro regresso a Jerusalém

Construção do templo

Segundo regresso a Jerusalém

Restauração dom povo

1 1                                2 70

3.1                                    6.22

7.1                                             8.36

9.1                                       10.44

Tópicos

Zorobabel

Esdras

Primeiro regresso de 49.897

Segundo regresso de 1.754

Local

Pérsia a Jerusalém

Pérsia a Jerusalém

Tempo

22 anos (538 – 516 a.C.)

1 ano (458 – 457 a. C.)

 

 

 

Neemias

Autor: Neemias                                                                                                                        Local: Judá

       Tema: construindo muros                                                                                              data: 444 a 425a.C.

 

 

                 Neemias, contemporâneo de Esdras e copeiro do rei no palácio persa, lidera o ultimo grupo que regressa a Jerusalém depois do exilio babilônico. Sua preocupação pelo bem-estar de Jerusalém e de seus habitantes o inspira a assumir uma ação ousada. Obtido a permissão de voltar a sua casa, Neemias desafia seus patrícios a levantar-se e construir os muros arruinados de Jerusalém. A despeito da oposição dos de fora e abuso dos de dentro, a tarefa e completa em apenas cinquenta e dois dias – proeza que mesmo os inimigos de Israel tiveram de atribuir a capacidade divina. Por contraste, a tarefa de reavivar e reformar o povo de Deus dentro daqueles muros reconstruídos demanda anos da vida e liderança do piedoso Neemias.

Conteúdo.

·         Neemias era copeiro de Artaxerxes. Neemias recebe noticias do estado calamitoso da cidade e de Jerusalém. Esdras estava na cidade a 13 anos, o templo já tinha sido construído, mas os muros ainda estavam derrubados e a cidade encontrava-se desoladas. O rei Artaxerxes não apenas permite a ida de Neemias para Jerusalém, como também o nomeia governador da cidade e lhe autoriza levar madeira para a construção.

·         Chegando a Jerusalém, faz uma vistoria para avaliar o estado das muralhas. Logo incentivou o povo a reconstruí-las e mesmo sob severa oposição externa (Sambalá e Tobias) e interna (cansaço e desânimo do povo).

·         Terminada esta obra, ele trabalha na organização da cidade, nomeando vários funcionários para o bem publico. Além disso reorganiza princípios morais e espirituais. Todo povo foi reunido diante da palavra de Deus, ministrada por Esdras e a leitura e explicação dos textos produziu quebrantamento, arrependimento e conversão.

·         Doze anos depois, Neemias retorna a Babilônia.

·         Neemias retorna com o 4º grupo de judeus da Babilônia para Jerusalém.

 

Chaves para Neemias:

Palavra chave: muros de Jerusalém

Versículo chave: (6.15 – 16; 8.8)

Capitulo chave: (9)

              Cristo em Neemias: como Esdras, Neemias retrata Cristo em seu ministério de restauração. Neemias ilustra Cristo no fato de que ele renuncia uma elevada posição a fim de identificar-se com a condição de seu povo; ele vem com uma missão especifica e a cumpre; e sua vida e caracterizada pela dependência demonstrada pela oração.

              Neste livro tudo é restaurado, com a exceção do rei. O templo e reedificado, Jerusalém é reconstruída, o pacto é renovado, e o povo é reformado. A linhagem messiânica fica intacta, mas o Rei ainda não veio. O decreto de Artaxerxes em seu vigésimo ano (2.1) marca o ponto inicial da profecia de Daniel acerca de setenta semanas (Dn 9. 25 – 27). “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém até o Ungido, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificara, mas em tempos angustiosos” (Dn 9. 25). O Messias vira no fia das sessenta semanas, e isto é exatamente cumprido em 33 d. C. (veremos isto em breve, quando estudarmos “Cristo em Daniel”).

Quadro de Neemias:

 

 

foco

Reconstrução do muro

Restauração do povo

1.1                                                       7.73

8.1                                                                      13.31

Divisões

Preparação para reconstruir o muro

Reconstrução do muro

Renovação do pacto

Obediência ao pacto

1.1                 2.20

3.1                            7.73

8.1                            10.39

11.1                         13.31

Tópicos

Politica

Espiritual

Construção

Instrução

Local

Jerusalém

Tempo

19 anos (444 – 425 a. C).

 

Ester

Autor: Mordecai, Esdras ou Neemias                                                                                Local: na Pércia.

       Tema: A Providência de Deus                                                                                                          data: 460 a.C.

                  A historia da vida de Ester se encaixa entre os capítulos 6 e 7 de Esdras, entre a primeira leva liderada por Zorobabel e a segunda liderada por Esdras que voltam. Fornece o único perfil bíblico da vasta maioria de Judeus que preferem permanecer na Pércia em vez de voltar à Palestina depois do exilio. A mão divina de providencia e proteção em seu favor de seu povo é evidente por todo o livro, ainda que Seu nome não apareça sequer uma vez. A trama de Hamã que traz grande ameaça aos judeus (1 – 4) é relatada pela coragem da bela Ester e pelo conselho de seu sábio tio, Mordecai, resultado em grande livramento (5 0 10). A festa de Purim se torna um memorial anual da fidelidade de Deus em favor de seu povo.

Conteúdo.

·         A historia do livro de Ester começa com um grande banquete organizado pelo rei Assuero (Xerxes). Nesta grande festa, todos se embebedaram e o rei mandou chamar a bela rainha Vaste para alegrar a festa com sua beleza. A rainha, porem, negou-se a tal atitude. Este fato humilhou o rei diante dos príncipes e autoridades presentes, pelo que ele a depôs.

·         Realizou-se, então, um “concurso de beleza” para escolher a mulher que iria substituir a rainha Vaste. Ester, uma judia, foi a escolhida e ela se tornou a rainha do poderoso império Persa.

·         Neste tempo de coroação, seu primo Mordecai descobre uma conspiração contra o rei e levando isto ao conhecimento dele, muito sobe em seu conceito.

·         Hamã, um agagita, foi escolhido por Assuero como vice-rei e ele ordenou que todo o povo, ao encontrar-se com ele, se prostrasse e o adorasse, o que Mordecai como rei não fazia. Tal atitude despertou ódio de Hamã contra Mordecai e contra os judeus, tendo planejado destruí-lo da face da terra.

·         Hamã engana Assuero e consegue que este decrete a morte  de todos os judeus de seu reino. Era fim aparente do povo judeu.

·         Ester e convidada por Mordecai a conseguir diante do rei uma mudança em tudo isso, e ela corre o risco de, apresentando-se diante do rei sem ser chamada,  sofrer pena semelhante a de Vasti. Ester arma uma boa estratégia para entregar o cruel Hamã nas mãos de Assuero (Et 5). Mordecai é honrado pelo rei que foi incomodado por Deus por fazê-lo e Hamã foi enforcado. Os judeus foram salvos pela providencia de Deus.

Chaves para Ester:

Palavra chave: Providência

Versículos chave: (4. 14; 8. 17)

Capitulo chave: (8)

Cristo em Ester: Ester, como Cristo, apresenta-se para morrer por seu povo, mas recebe a aprovação do rei. Ela também retrata a obra de Cristo como advogado em nosso favor. Este livro revela outra ameaça satânica para destruir o povo judeu e, dessa forma, a linhagem messiânica.

 

A festa de Purim

Nome

Purim (heb. Pur, lit. ”a sorte”).

Referencia

Ester 9. 16 – 32

Época

O decimo quarto dia de adar (fevereiro – março), para aqueles que viviam em vilas e cidades que não eram muradas, e o decimo quinto dia, para aqueles que viviam em cidades fortificadas.

Propósitos

1)      Comemorar o livramento dos judeus do genocídio graças ao empenho de Ester.

2)      Regozijar-se em conjunto e distribuir comida e presentes.

 

Quadro de Ester:

Foco

Ameaça aos judeus

Triunfo dos judeus

1.1                                                                                      4.17

5.1                                                                                                      10.3

Divisões

Seleção de Ester como rainha.

Formação da trama por Hamã.

Triunfo de Mordecai por Hamã.

Triunfo de Israel sobre seus inimigos.

1.1                       2.20

2.21                                     4.17

5.1                                           8.3

8.4                                             10.3

Tópicos

Festas de Assuero.

Festas de Assuero.

Festas de Ester e Purim.

Festas de Purim.

Grave ameaça.

Grande livramento.

Local.

Pérsia.

Tempo.

10 anos (483 – 473 a.C.)

 


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